Avançar para o conteúdo

Pólen Desidratado, O Super Alimento

Pólen ( do grego “pales” = “farinha” ou “pó”) é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas ( ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente se transformarão em sementes

Pólen Desidratado

Para recolher o pólen, os apicultores colocam umas “armadilhas” à entrada da colmeia, quando as abelhas chegam com as suas cargas de pólen presas às patas traseiras, são forçadas a passar através dessa “armadilha” e deixam parte da carga num recipiente preparado para o efeito.

Devido à sua alta humidade, 20 a 30 gramas de água por 100 gramas de pólen, tem de ser recolhido frequentemente. Com a temperatura e o alto índice de humidade, estão reunidas as condições ideais para os microrganismos como bactérias e leveduras. Para evitar o aparecimento destes microrganismos, depois de recolhido é refrigerado a uma temperatura de -20ºC, para garantir a alta qualidade biológica do pólen.

Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormónios vegetais e vitaminas. O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem um valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedade antioxidante, antianémica e auxiliar no tratamento preventivo da prostatite. Pode ser utilizado no tratamento de anemias profundas, visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.

O pólen, contem uma grande proporção de proteínas (16 a 40 %) contendo todos os aminoácidos conhecidos, assim como numerosas vitaminas, principalmente as vitaminas C e PP, sendo a principal fonte de proteína na alimentação das abelhas.