Mel Natural
Mel orgânico originário da reserva natural de uma região DOP de Portugal – Serra D’Aire e Candeeiros. Esta produção limitada é totalmente fiel às suas origens, sem conservantes ou aditivos artificiais, apenas mel puro, literalmente das montanhas.
O mel é um alimento doce fabricado por abelhas melíferas, com base no néctar das flores ou gotas de melada. É o único alimento que inclui todas as substancias necessárias para sustentar a vida, incluindo enzimas, vitaminas, minerais e água, é ainda o único alimento que contém pinocembrina, um antioxidante associado à melhoria do funcionamento do cérebro.
O mel não se estraga, foi encontrado no túmulo de Tutankhamon, e ainda era comestível
O mel puro, pode cristalizar a baixas temperaturas, é um processo natural e não altera as suas propriedades. As abelhas recolhem o néctar das flores, de regresso à colmeia, adicionam enzimas e outros ácidos e depositam-no nas células. O mel resultante é muito rico em água e levedura, neste processo, forçam a evaporação aumentando a concentração de açucares e evitam a fermentação. As abelhas produzem mel como alimento e fonte de energia, para alimentação quando é difícil encontrar outro tipo de alimentação.
O mel é uma solução supersaturada de açúcar, composto principalmente de frutose, glicose, água, minerais, vitaminas, aminoácidos livres, enzimas e polifenóis.
Frutose e glicose, em conjunto, é um dissacarídeo. É antimicrobiano em seu estado “natural”, quimicamente os açúcares retêm a humidade, evitando que leveduras selvagens e bactérias o usem. Sem humidade, os esporos de levedura permanecem inactivos e não oferecem nenhum tipo de problema no sistema digestivo de um adulto, no entanto, devido ao frágil aparelho intestinal dos bebés, não é aconselhável o consumo do mel. O índice glicémico varia entre 31 e 78, dependendo da variedade. A densidade é cerca de 1,36 Kg por litro.
Referências